Montando um laboratório de estudo com Debian x64 e Hyper-V no Windows 10. Parte 1

By | 7 de agosto de 2016

Esse artigo foi escrito como parte de uma ação em conjunto do grupo MTI (Mixed Technology Influencers), onde estamos compartilhando conteúdo nível 100, ou seja, conteúdo  introdutório  e de uma visão geral, para aqueles que estão iniciando.

LogoMTI_SimbolColor_FundoBrancoDemonstrarei como realizar o processo para criar um laboratório de estudos utilizando o Debian 8.5 x64 junto com o Hyper-V no Windows 10. Rodar uma distribuição Linux no Hyper-V ficou muito mais fácil do que era a 2 ou 3 anos atrás, Hyper-V vem melhorando e muito com o passar dos anos, inclusive nesta última versão. Porem temos que tomar algumas considerações antes de criar uma VM utilizando uma distribuição Linux. Sendo assim irei demostrar o processo que utilizo para criar minhas VMs Linux dentro do Hyper-v, utilizando boas práticas (linux em hyper-v) e obtendo o melhor desempenho das instalações.

Alguns pontos importantes:

Seu primeiro passo é conferir se o host físico, sendo seu notebook ou computador, tem suporte a virtualização e no mínimo 4Gb de memória RAM.

Próxima escolha será a do Sistema operacional em que habilitaremos o Hyper-V. Temos as seguintes opções:

  • · Windows Server 2008: Versão Standard x64, Enterprise x64 e Datacenter x64;
  • · Windows Server 2008R2: Versão Standard, Enterprise e Datacenter;
  • · Windows Server 2012: Versão Standard e Datacenter;
  • · Windows Server 2012R2: Versão Standard e Datacenter;
  • · Windows 8: Versão a partir do Professional;
  • · Windows 8.1: Versão a partir do Professional;
  • · Windows 10: Versões: Enterprise, Professional e Education. (Compatibilidade)
  • Por último é preciso criar uma partição exclusiva, também pode se utilizar um disco separado, com um espaço razoável, para poder armazenar as máquinas virtuais (ex.: 100Gb comporta 6 VM’s).

Lembre-se de ter disponível a imagem para instalação do sistema na máquina virtual, de preferência a imagens ISO por conta da sua praticidade. Estarei utilizando o Debian 8.5 disponível aqui.

Próximo post será demonstrado como é feito o processo de instalação do Hyper-v no Windows 10 e como criar um VHDX especialmente para maquinas virtuais Linux utilizando Powershell.

Já Conhece o Grupo MTI? Entre no Grupo do Facebook e conheça todos os nossos artigos.

Montando um laboratório de estudo com Debian x64 e Hyper-V no Windows 10. Parte 2

Deixe uma resposta