Monitorando Status de Ativação do Windows com UserParameter, função STR e slmgr.vbs.

By | 23 de maio de 2016

Estou um pouco afastado do blog, mais fico bastante ativo nas comunidades do Skype e do Facebook. Algumas pessoas me pediram como realizo o monitoramento do status de ativação do Windows. Neste post demostrarei como realizo esse procedimento.

Utilizei como teste uma VM com o nome BSERVER com Windows 2008 R2 em Inglês não licenciado, está no período de teste, e uma outra VM com o nome de FSERVER com Windows 2008 R2 em Português licenciada.

Utilizaremos uma ferramenta da Microsoft chamada slmgr.vbs junto com Userparameter, podemos encontrar mais informações sobre essa ferramenta aqui , através dessa ferramenta é possível realizar troca a quente de chaves do Windows, não entrarei em detalhes sobre seu uso.
Entre no seu arquivo de configuração do zabbix agente, zabbix_agentd.conf, e inclua esta linha abaixo logo após a opção de UserParameter (caso não conheça o userparameter de uma lida aqui ).

Podemos notar que criei uma chave chamada “statuslicenca” e logo após a vírgula foi chamado o comando com o script slmgr.vbs, com a opção nologo para ser rodada silenciosamente e no final do comando a opção para procurarmos a linha “License Status:”

Pronto, reinicie o serviço do zabbix_agent e podemos partir para nosso Frontend do zabbix server.

Crie um Template chamado “Template Windows Licenca” e dentro do template criaremos um item chamado Status Licença Windows, e informaremos a chave statuslicenca, informada anteriormente no userparameter, e o tipo de informação será Texto, Coloquei o tempo de checagem para 1 vez por dia, por ser um item que não terá necessidade de tanta verificação.
img1

Apos termos criado o item, criaremos uma trigger para alarmar caso venha acontecer do status ser alterado para outro valor sem ser Licenciado.
img2

Nota-se que utilizei a função str, onde com ela é possível verificar em um resultado de texto uma palavra especifica, nesse caso “Licensed”.

Pronto, feito isso basta associar o host ao seu template e espera o resultado.
img3

Como fica o status de Licenciado
img4

E nesta aqui a vm que está no período de teste, período de carência inicial.
img5

Podemos ver a trigger por aqui.
img6

Desta forma fica uma dica ótima, a utilização da função str(), onde é possível realizar a consulta de uma determinada palavra dentro de um retorno de chave do Zabbix.

4 thoughts on “Monitorando Status de Ativação do Windows com UserParameter, função STR e slmgr.vbs.

  1. Felippe Costa

    Muito bom Bernardo…

    DICA ao executar o How to

    Caso o item coletado estiver reportando “Não suportado”, tente aumentar o Timeout no conf do agente

    Reply
    1. Bernardo Lankheet Post author

      Obrigado pela visita Felippe. Otima dica, isso vale para scripts que podem ter um tempo de coleta um pouco alto. Lembrando que este parâmetro de timeout possui um limite de 30s.

      Reply

Deixe uma resposta