Configurando Actions no Zabbix para enviar Notificações via Openfire

By | 23 de fevereiro de 2016

Neste post demonstrarei como configurar as Actions e com notificações no zabbix para serem enviadas para um usuário do Openfire.

Não é um procedimento de difícil, o Zabbix já possui integração com servidor Jabber, basta apenas informamos dados de conexão. Lembrando que no momento que compilamos o zabbix é necessário informar o suporte a Jabber, informação pode ser encontrada dentro de zabbix_server.log.

Recursos Utilizados.
Zabbix Server 3.0. (Tutorial de Instalação Zabbix 3.0)
Openfire 4.0 (Tutorial de Instalação do Openfire)
Usuário Valido no Openfire.
Navegador Google Chrome de uma estação de Trabalho.

Todos os comandos executados nesse Tutorial foram executados com o usuário administrador do zabbix pela Interface web.

1-Cria um usuário no Openfire para fazer a integração com o zabbix.

É recomendado utilizar um usuário para fazer a integração entre os serviços, não é uma boa prática utilizar o usuário de administrador. Contas de serviço.

2-Criando o Tipo de Media no zabbix.

Logue no zabbix pela interface web, e navegue em Administration > Media types.image

Podemos notar que já existem alguns tipos de medias já criadas, uma delas é a de Jabber. Podemos criar uma ou clonar a já existente. Clique na que já existe.image

É nesta janela que será feita toda a configuração para comunicação com o Openfire.

Em Name, informe um nome para identificação da media. Neste exemplo usarei  “Openfire”.

Em Jabber Identifier, informe um usuário valido no servidor do Openfire, lembrando que tem que ser completo, user@server.

Em Password, informe a senha do usuário informado no campo Jabber Identifier.

Criaremos um novo, então clique em Clone, vamos clonar as configurações dessa já criada. image

Salve a configuração clicando em Add.image

3-Criando usuário para notificação no zabbix.

Para criar os usuários que receberam as notificações do zabbix, acesse Administration > Users.

Do lado direito haverá um botão de seleção, selecione Users, a página será recarregada e aparecerá os usuários defaults do zabbix. Clique no botão Create User.

Na aba User, preencha os campos conforme sua necessidade.image

Na aba Media, clique em Add, para adicionar um novo tipo de media. Será aberta um popup para configuração da media. Em type, selecione o tipo de media criado anteriormente, neste exemplo Openfire, em send to, informe o usuário do openfire que receberá as notificações, recomendado colocar usuário@servidor_Openfire, em When Active informe os dias e as horas que serão permitidos o recebimento das notificações. Para finalizar, em “Use IF Severity, informe quais os tipos de notificações esse usuário receberá. Configure de acordo com sua necessidade.

Obs: Exemplo de Horários para envios de notificações.
Horario Comercial. Segunda a Sexta de 9:00 à 18:00:
1-5,09:00-18:00
Horario comercial mais final de semana personalizado.  Segunda a Sexta de 9:00 à 18:00  e Sabado e Domingo  das 10:00 às 16:000:
1-5,09:00-18:00;6-7,10:00-16:00

Depois basta clicar no botão Add e por Fim em Update.image

4-Criando Actions.

Para criar uma Action, acesse a aba Configuration>Action.Clique para em Create Action.image

Será aberta a janela para configurarmos a action.

No campo Name, informe um nome para identificação da Action.image

Default Subject: será o título da notificação, muito utilizado em notificações por e-mail.

Default message: Como será composto a mensagem enviada, esse campo pode ser personalizado.

Recovery Menssage: Ao clicar nesse campo, é ativado outro campo abaixo para configurar a mensagem de recuperação, o que isso quer dizer, quando o serviço voltar a ativa, será enviado uma mensagem informando que status do serviço (OK).image

Obs: Esta mensagem também pode ser personalizada.image

Próximo passo será configurar as Conditions, clique na aba Conditions.

Type of calculation – Neste exemplo vamos escolher a opção AND
Conditions – Crie uma condição para a action, informando qual a condição da Trigger para o zabbix te enviar a notificação.

Neste exemplo configurarei o monitoramento de uma aplicação no Windows. Quando a aplicação não estiver ativa, com status 0, será criada a notificação. Condições onde (A) Trigger value = “Problem” e (B) Trigger = “HOSTNAME = Trigger Name.image

Desta forma, quando ocorrer um evento nesta aplicação, ou seja, quando ela não estiver ativa, será enviado uma notificação pelo Openfire para o destinatário.

Configure agora as Ações, clique na aba Operation. Clique em New .image

Action operations – Operações configuradas.

Operation details – Detalhes da operação incluem, etapas, tipo de operação, enviar para grupo de usuários, enviar somente para, mensagens padrões e condições. Após escolher quais suas operações, clique em Update e depois em Salve.

Obs: Podemos usar escalonamento de operações, o que isso quer dizer: Podemos configurar primeiro que uma pessoa específica receba a notificação, caso o problema não seja resolvido, depois de um determinado tempo pré programado, outra pessoa começará a receber as notificações também. Com isso podemos configurar para que primeiro um analista receba uma notificação, caso o problema não seja resolvido, seu gestor depois de um tempo começará a receber também.image

Obs1: Lembrando que o usuário tem que possuir permissão em cima do host para que as Actions funcione.

Obs2: As Actions não são somente para serem utilizadas com Triggers e notificações. Existem 4 tipos de ações: Triggers, Discovery, Auto Registrations e Internal. Outra Oportunidade escreverei sobre cada uma.image

5-Notificação recebia via Openfire.image

2 thoughts on “Configurando Actions no Zabbix para enviar Notificações via Openfire

  1. Andre

    Bom dia, Bernardo.
    Segui o tutorial para enviar notificações através do Openfire e não tive sucesso.

    Hoje estou usando o Openfire com AD e tenho meu usuário chamado “zabbix” e o nome do meu servidor coloquei como “spark”, portanto a configuração final ficou “zabbix@spark”.

    Na tela de Relatórios -> Log de Ações, tenho a seguinte mensagem de erro: “hostname lookup failed”.

    Qual a configuração correta que tenho que colocar no campo Jabber ?

    Reply
    1. Bernardo Lankheet Post author

      Olá André, obrigado pela visita.
      Será usuario@servidor mesmo. Lembrando já que seu servidor é “spark” o zabbix-server tem que conseguir visualizar ele por esse nome. Pode também utilizar o IP, usuario@IP_do_Openfire. Qualquer duvida estou à disposição.

      Reply

Deixe uma resposta