Administrando o Openfire 4.0 e conectando com o Cliente IM Spark

By | 3 de fevereiro de 2016

Olá Turma.
No post anterior demonstrei o procedimento de instalação do Openfire 4.0.1 no Ubuntu 14.04. Nesse irei lhe apresentar o console de administração da ferramenta e lhe guiar para realizar algumas configurações para utilização e manutenção da aplicação.

Todo o console de administração do Openfire é via web, para isso utilizaremos o navegador para realizar todas as configurações necessárias.

Para acessar o servidor utilize a URL abaixo e informe o login e senha criado no momento da instalação.
http://IP_DO_SEU_SERVIDOR:9090 ou http://NOME_DO_SEU_SERVIDOR:9090

Será apresentada a primeira tela do Openfire, chamada Configurações do Servidor. image
No canto superior temos as 5 divisões do Openfire, são elas: Servidor, Usuários/Grupos, Sessões, Conferência e Plugins.
Servidor
Já na lateral esquerda temos os submenus de cada divisão do Openfire.image
O gerenciamento do Servidor possui todas as configurações para o correto funcionamento da aplicação. Aqui podemos encontrar opções como Idioma, Propriedades do Sistema (muito útil para personalizações), Clustering, Logs, configurações de Banco de Dados e além de Security Audit Viewer (muito utilizado quando se tem mais de um administrador, podemos ver quais alterações foram realizadas e por quem).
Nas configurações do servidor, é tratado as políticas de conexões dos clientes, para aqueles que queiram utilizar o Openfire integrado com PABX, é de suma importância a configuração da opção de Media Services, onde achamos todas as configurações de VOIP.image
Outro campo muito importante e mais utilizado é o Armazenamento de Certificados, muito utilizado quando é feito a publicação do Openfire e aplicado segurança em cima do serviço.

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Um ponto muito importante também e bastante utilizado nas Configurações do Servidor é o recurso de Mensagens Offline, onde podemos configurar como será tratado as mensagens que serão enviadas quando um usuário estiver Offline.image

Usuários/Grupos
Nessa categoria é onde podemos configurar e criar usuários e grupos que irão conectar e aparecer nos clientes IM.

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Em usuários, podemos listar, pesquisar e criar usuários. Listando os usuários é possível verificar a data de criação, nome, grupo pertencente e data do último login. Um ponto que podemos destacar é a estrela do lado do usuarios, que sinaliza os usuarios com permissões administrativas.imageNa opção Criar Novo Usuário é apresentada o formulário para criação de usuários. Campos preenchidos com * são obrigatórios. É possível também inserir conta de e-mail, essa informação é apresentada depois no cliente de e-mail, e é possível especificar se o usuário terá privilégios administrativos. Ao terminar de preencher os campos e clique em Criar Usuário.imageApós isso será apresentada a tela com as propriedades do usuário criado, é possível alterar senha e algumas propriedades do usuário, ate é possível bloquear o usuário de utilizar o recurso durante um determinado período.image

Grupos em Openfire serve para divisão dos usuários. Nessa opção é possível Criar grupos e Listar Grupos já criados. imageÉ comum criar grupos em ambientes corporativos conforme as filiais das empresas, ou ate criar grupos por departamentos. Por default não é criado nenhum grupo fica a cargo do administrador a criação.
Para criarmos um Grupo, basta clicar no Botão Criar Grupo preencher com as informações e depois Clicar em Criar Grupo.imageFeito isso será apresentada a tela de Editar o Grupo.imageNesse passo, podemos definir como será o compartilhamento desse Grupo, se os demais grupos poderão visualizar ele ou se será um compartilhamento privado em que apenas alguns grupos poderão visualizá-lo. E logo após é possível incluir novos usuários e além de poder defini-los como administradores do Grupo.image

Sessões
Em sessões é possível verificar as conexões Ativas e algumas Ferramentas. Em sessões ativas de cliente é possível visualizar quais sessões estão ativas com o servidor do Openfire.image

Abaixo um exemplo de como fica a sessão ativa de um cliente IM, podemos encerrar uma sessão de um cliente clicando no X em vermelho no final da linha do usuário.image

Já em Sessões Ativas de Servidores é possível verificar as sessões ativas de Servidor para Servidor. Esse recurso é utilizado quando é utilizado a comunicação entre dois servidores Openfire.
Na aba de ferramentas, é possível utilizar um recurso muito útil, podemos enviar uma mensagem em broadcast para todos os usuários conectados. Esse processo também é possível posteriormente usando o cliente IM. imageConferência
Com este recurso podemos criar salas de conferências, recurso muito útil para criar salas de reuniões/conferência entre departamentos de uma empresa. image

Temos duas opções nesse recurso, Administração de Salas e Configurações de Conferencias. Por Default não vem nenhuma sala de conferência criada, ficando a cargo do administrador criá-las quando for necessárias e após o uso removê-la.
Para criar uma sala, é utilizada a opção Criar Nova Sala, em baixo da opção de Lista de Salas.image

Depois de ter criado uma Sala, é possível verificar na opção Ocupantes da Sala quem está utilizando-a. image
Já com Permissões de Usuário é possível definir quem poderão participar desta sala seus direitos administrativos sobre ela.image
Após o uso é recomendável apagá-la, para isso pode-se utilizar a opção Apagar Sala.image
Plugins
Os plugins para o Openfire é um recurso muito importante, com eles podemos inserir muitas ferramentas que auxiliam o seu gerenciamento além de adicionar outras funcionalidades que não existem na ferramenta. Por default o Openfire não possui nenhum plugin instalado.image

Na opção Plugins é possível consultar os plugins instalados, como é uma instalação limpa, não irá ter nenhum. Existem vários plugins disponíveis para instalação no Openfire conforme a sua versão, é possível verificar nesse link. Para realizar a instalação de um plugin clique na opção Plugins Disponíveis.image
Costumo utilizar muito os Plugins:

  • Load Statistic: Informa alguns status do funcionamento do Openfire. Como por exemplo tamanho de banco, quantidades de sessões entre outras.
  • Monitoring Service: Plugin para realizar monitoramento no Openfire, com ele é possível monitorar quantidade de usuários online e salas ativas no momento, além de ser possível pesquisar históricos de conversa dos usuários.
  • Packet Filter: Onde é possível criar regras com palavras que serão bloqueadas nas mensagens, Atribuir permissões aos usuários, se ele poderá ou não enviar mensagens, entre outras funcionalidades.

Para instalar um Puglin utilize o botão com um “+” em verde no final da linha dele. Nesse exemplo instalarei o Monitoring Service.imageAguarde o Final da instalação. Aparecerá um sinal de OK.imageApós isso, já será possível visualizá-lo já instalado na aba de plugins.imagePara acessar as opções deste plugin basta ir em Servidor > Estatísticas e Arquivamento.

Em estatísticas é apresentado uma Dashboard bem simples porém traz todas as informações necessárias para um bom gerenciamento da ferramenta. Já em Todos os relatórios é demonstrado alguns relatórios mais específicos, além de ter a opção de gerar por datas.image
Em arquivamentos é possível buscar históricos de conversa de usuários e ate realizar busca utilizando intervalos de data.image

Clientes IM.

Ate este momento vimos somente a parte de instalação e configuração do Openfire, agora trataremos o lado cliente de todo o processo. Existem vários clientes que podem se conectar ao Openfire, como por exemplo Spark (mesma desenvolvedora do Openfire), Pandion, Pidgin, IMO e Jabiru (ambos para Android) e Xabber (IOS).

Utilizaremos o Spark, por ser uma ferramenta já desenvolvida em cima do Openfire, além de ser possível realizar vários tipos de integração com o servidor, um Exemplo é a utilização do SSO (Single sign-on), onde não precisa haver interação do usuário para acessar a ferramenta, o usuário e senha do sistema operacional já é incluso no cliente e logado automaticamente.

Para realizar o download do Spark, acesse esse link, baixaremos a última versão disponível nesse momento que estou escrevendo esse post, 2.7.5. Para realizar a instalação é preciso apenas seguir o procedimento indicado nas Janelas (bem simples, (Next – Next – Finish).image
Após a instalação será apresentada a tela do Spark. Insere as informações do seu servidor junto com o usuário criado no console do Openfire e clique em Login.
imagePronto você estará conectado ao servidor e pronto para utilizar o serviço.
imagePodemos concluir que o Openfire com o Spark é uma ótima ferramenta para comunicação corporativa, principalmente para empresas que não estão podendo pagar por soluções proprietárias.
Próximo post demonstrarei como realizar a integração com o Active Directory. Facilitando muito a vida do administrador.

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